Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Bolo de figo Posts Relacionados expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Bolo de figo



Tanta coisa rolando por aqui!

Quem me acompanha no Instagram sabe que além de estar dois meses no olho do furacão de uma obra, comecei um novo projeto de trabalho (logo conto a novidade), planejando as férias do final de ano, marido fez uma pequena intervenção cirúrgica e eu cismei em testar receitas com uma fruta. Incrível como desafios me atraem :)

O figo além de ser uma das frutas de que mais gosto, também proporciona pratos deliciosos. Adoro alquimias que fogem do óbvio, como a receita que eu fiz do bolo delicioso de limão.  Uma delícia se presentear com sabores um pouquinho mais requintados e que fazem bem para alma.


Procurei uma receita de bolo de figo, em tudo quanto é lugar, e tive a sorte de ler o blog e encontrar esta receita. Testei a primeira vez e o bolo ficou um tanto...salgado! Eu e marido adoramos o sabor inusitado, mas a Nic torceu o nariz e não aprovou a mistura do figo com sal.

Então, resolvi arriscar uma adaptação, da minha cabeça, preparei uma receita mais doce, e que fez o maior sucesso em casa (tanto que quase não consegui fotografar a tempo para fazer este post...).

Depois de pronto, ao olhar você não seria capaz de dizer que há figos dentro. Há uma pequena surpresa deliciosa esperando por uma mordida: encontrar pequenos pedaços de figo em todo o bolinho.

Acho que é a combinação perfeita!


Bolo de Figo

Ingredientes:

02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de açúcar
01 colher de chá de fermento em pó
01 colher de chá de bicarbonato de sódio
01 pitada de sal
08 colheres de sopa de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
01 xícara de figos picados grosseiramente (sem casca)
 1/2 Meia xícara de creme de leite
01 ovo
Açúcar de confeiteiro para cobertura


Modo de preparo:

Em uma tigela média, coloque a farinha, o açúcar, a manteiga e misture com um garfo, em seguida, adicione os figos em pedaços.

Numa outra tigela pequena, misture o creme de leite e o ovo até ficar homogêneo. 

Com um garfo, junte aos poucos a mistura do creme de leite e o ovo, na mistura de farinha (com manteiga e açúcar). Em seguida adicione o fermento, o bicarbonato e o sal.

Usei a minha charmosa frigideira de ferro para assar a massa, mas você poderá usar uma forma  redonda de 25 cm untada.

Leve a massa para assar em forno médio, pré aquecido, até ficar bem dourado (uma casquinha crocante), em torno de 50 minutos ou  dependendo de cada forno. Importante: a consistência fica mais pesada, mas é macio, portanto não vale para essa receita o teste do palito. Antes de servir polvilhei uma pequena quantidade de açúcar de confeiteiro peneirado.

Um bolo diferente, lindo e com gostinho de aconchego. BjsBjs


4 comentários:

  1. Hummm! Fiquei aqui no meu cantinho com água na boca. Receita anotada, pois também gosto de desafios. Bjs e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Amo figo, anotei a receita, vou fazer com certeza!!
    bjo
    Denise

    ResponderExcluir
  3. Maria Fatima
    Dá água na boca mesmo... O sabor e o aroma são deliciosos! Depois você conta como foi fazer a receita :)
    bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  4. Denise
    Amo comer figos geladinhos, mas esta receita me conquistou! Espero que goste :)
    Beijos
    Regiane

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.