Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Fronhas personalizadas com tie dye Posts Relacionados expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Fronhas personalizadas com tie dye


Hoje de manhã, postei no Facebook e Instagram, que ando in love com o azul índigo. Na cromoterapia o azul índigo estimula a intuição, acalma e a técnica tie dye aliada a esta cor, é uma super tendência 2015 na decoração. Amo!

Esta técnica é o centro das atenções das tendências, fácil de fazer e uma verdadeira terapia.

Sim,vale muito a pena investir num curso técnica de pintura em tecido. Um modo divertido de revigorar a decoração e dar uma cara nova para casa. E quem sabe, criar presentes personalizados e lindos, para as comemorações de final de ano :)

O bacana de usar a tinta aquarela seda fixação à vapor, é o custo benefício – um vidro custa em torno de R$ 9,00 e rende muito, dependendo do tamanho da peça a ser colorida. Um material que também pode ser usado em algodão.

Se você já tem habilidade com pintura de tecido, pode experimentar esta arte em seda, algodão e viscose! E se ainda não tem, vale apena testar esta técnica em fronhas velhas.


Material

- luvas ( por ser um processo químico, deverá ser feito com luvas de borracha)
- fronha de algodão (usei 100% algodão- 150 fios) trabalhe com fibras naturais, pois no tecido sintético, não ocorre a fixação) 
- linha de algodão
- saco plástico resistente
- tinta para pintura em seda- aquarela especial- fixação à vapor (usei cor lótus e cor aquamarine)
- recipientes de plástico
- colher descartável
- pulverizador de água
-  02 conta gotas ( um para cada cor de tinta)
- barrilha (carbonato de sódio) para tie dye ( uma proporção de uma colher de café para 50ml de tinta)
- vinagre
- balde

Como fazer:


-Com a fronha aberta use o pulverizador para umedecer toda a peça (sem encharcar). No algodão a tinta penetra melhor no tecido levemente úmido. Assim a tinta poderá "correr" pelos fios.


-Dobre a fronha ao meio (no sentido longitudinal).

- Dobre novamente em triangulos.


-O formato final ficará um só triangulo.


 - Amarre os três lados deixando um espaço nas pontas (conforme as fotos). A linha é enrolada firmemente sobre o tecido, e finalizado com nó leve.


-Usando as luvas de borracha, coloque a tinta nos recipientes (para deixar a cor mais clara-tom pastel- é só diluir com água). Usei dois tons de Lótus e a cor aquamarine.

-Acrescente a barrilha nas tintas (uma proporção de uma colher de café para 50ml de tinta). Para peças maiores a proporção é 01 colher de sobremesa para 01 litro de tinta aquarela, porém prepare só a quantidade que for usar, pois após o preparo a mistura dura em média 6 horas.

-Com o conta gotas vá colocando a tinta primeiro sobre as linhas onde houve a amarração ( dois lados do tecido). Escolhi a cor mais escura para fazer esta etapa.


Depois coloquei a tinta nas pontas que foram amarradas, usando a cor Lótus mais diluída. Repeti o mesmo processo nos dois lados do tecido.


Na parte entre as amarrações, usei a cor aquamarine.


Não se preocupe em colorir 100% dos espaços. Os espaços em branco também fazem parte da composição final. Repita este processo nos dois lados da peça.

 No final aperte bem com os dedos, em todas as partes do tecido, para a tinta penetrar no algodão. Tomando cuidado para que o contato da luva não manche as cores.

Pulo do gato: o tecido dobrado vai resistir a tinta e o padrão dos desenhos vão surgir. Cada peça pintada é unica e fica lindo!

Após esta etapa, coloque a fronha com cuidado (para que as cores não se misturem) dentro de um saco plástico. Leve para o micro-ondas.


Importante para o procedimento:

-Coloque a fronha num saco plástico e deixe um lado aberto, para que o vapor possa sair e o saco não exploda.

- Coloque o saco no micro-ondas na temperatura alta por 1 minuto. Retire a peça com cuidado, por causa do vapor. Se ainda estiver úmido, coloque por mais 1 minuto.  Não é recomendado que deixe mais de 2 minutos e a peça deverá estar umedecida

-Após utilizar o micro-ondas para esta técnica, limpe com cuidado, para que não haja risco de intoxicação.

-Depois de retirar a fronha do plástico, deixe esfriar e abra a peça. Corte as linhas com uma tesoura, com cuidado, para não cortar o tecido.

-No tie dye feito em algodão, é recomendado o banho de fixador, após a lavagem: usando luvas, coloque a peça molhada num balde e adicione um pouco de vinagre até que esta mistura fique encharcada. Deixe por 20 minutos. Após este tempo, retire do balde, enxágue em água corrente e deixe secar naturalmente.

- As peças feitas com a técnica tie dye devem ser lavadas separadas, pois pode acontecer de nas primeiras lavadas,  liberarem uma certa quantidade de tinta.



Fiquei super animada com a experiência! Vou testar outras pinturas, criar novas peças e mostrar aqui no blog. E vocês, andam criando arte em casa? E se deu dado certo, adoraria que me contassem!



Estou tão curiosa para testar outras cores. Alguém já usou esta técnica? BjsBjs


8 comentários:

  1. Adorei!Como disse estou procurando novidades, vou fazer sim. Depois te mostro Re! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Como já disse eu estou procurando novidades! Farei sim e depois te conto Re!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que bacana. Imaginei ser quase impossível fazer isso, mas com o seu DIY ficou bacana heim.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ingrid
    A técnica é bem acessível e dá para criar coisas incríveis!
    Bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  5. Mhilka
    Vale muito a pena se aventurar no mundo tie dye. Já estou pensando nos próximos projetos :)
    Bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.