Casa Com Decoração- Blog de Decoração: A fábrica Faber-Castell Posts Relacionados expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

A fábrica Faber-Castell


Hoje é feriado mas ultimamente tem acontecido coisas tão especiais, que fiquei empolgada para correr aqui e contar tudo para você :)

Sim, estamos na era das pessoas e a experiência é o melhor marketing atual. Quem me acompanha no Instagram (@regianedesign) viu que dia 8 e 9 de novembro visitei a  “Maravilhosa Fábrica de Cores Faber- Castell”- em São Carlos, com grupo de influenciadores digitais, profissionais da área de comunicação e marketing.

Visitar a a Fábrica da Faber-Castell me fez voltar a ser criança, relembrar todos os sonhos e brincadeiras que eu colocava no papel! Pura delícia!




Entre todos os instrumentos de escrita, o lápis é sem dúvida o mais versátil, universal e econômico, produzido aos milhões todos os anos, mesmo na era da Internet.

Conhecer todo o processo de fabricação, deu a sensação de sonho, afinal, a Faber-Castell é uma das marcas que me acompanha desde criança.

E além de conhecer a fábrica, ver como os produtos são feitos, desde a escolha do pigmento, testes de toxicidade no laboratório, embalagens, passei dois dias acompanhada de profissionais (e amigos) incríveis que só fizeram desse evento ainda mais especial.



O lápis é indispensável para todos os tipos de anotações, traçados e rascunhos - sobretudo para tudo o que possa ser escrito ou desenhado à mão.

Acompanhei o processo de produção, de pesquisa e desenvolvimento, vi de perto o cuidado com os produtos, os padrões europeus de produção e qualidade, o carinho com o manuseio de cada peça, atenção ao meio ambiente e respeito por todos os profissionais!


Muitas experiências coloridas!



Sonho de criança! Modelar massas coloridas!

A Faber-Castell com seus 256 anos, uma das empresas mais antigas do mundo, está presente em mais de 100 países.

Outra curiosidade: a marca Faber-Castell entrou para o Guinness World Records, ao criar o maior desenho colaborativo do mundo. O tema foi o céu e a cidade, com 11.595 metros e contou com a participação de mais de 4 mil pessoas. A obra teve início na Comic Com Experience SP, no ano passado.


Na foto acima, a fabricação de giz de cera. E o mais legal, vimos alguns produtos sendo feitos!

Vai dizer que não deu vontade de colorir?!

                                                                  Minas de grafite

A fabricação das minas de grafite segue um processo semelhante ao das minas coloridas, mas com matérias-primas diferentes.

Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida.

O processo de corte e secagem é o mesmo. Após a secagem, no entanto, as minas são submetidas a um processo de queima em forno de alta temperatura, passando posteriormente por uma etapa de tratamento com gordura.



Cada caixa de lápis traz muito amor e cuidado! Simplesmente apaixonada!


No ciclo de fabricação do EcoLápis, tudo é aproveitado para garantir a produção sustentável e proteger a biodiversidade. São utilizadas madeiras plantadas que têm 100% de aproveitamento:

. A cinza produzida na caldeira é utilizada por indústrias na composição de cimento ou por empresas de paisagismo para a fertilização do solo.

. Os resíduos, como folhas e galhos finos, são aproveitados como adubo, devolvendo à terra os nutrientes necessários para renovação do solo.

. A casca sofre um processo de decomposição natural para a produção de húmus.

. A serragem é utilizada para a geração de energia, encaminhada para granjas para a criação de frangos e juntamente com outros resíduos da madeira, também é utilizada para a produção de chapas de aglomerado de briquetes.


Em cada setor que visitei, vi nos olhos dos funcionários, um brilho especial de quem ama o que faz e tem orgulho de fazer parte do time Faber-Castell.


A Faber-Castell emprega em torno de  7.500 pessoas ( 9 locais de produção e 22 organizações de vendas).  O total inclui cerca de 2.700 funcionários trabalhando para a empresa brasileira em São Carlos e São Paulo (500 deles envolvidos em um projeto florestal exclusivo próximo a Prata, no estado de Minas Gerais).



Mas eu ameeei conhecer a produção de cosméticos como lápis e batons!

Os makes da Faber-Castell são produzidos no Brasil desde 1978. A empresa transferiu seu know-how especializado para a produção lápis cosméticos e desde então se tornou um parceiro importante para a indústria de cosméticos em todo o mundo. Faber-Castell Cosmetics é um serviço B2B, ou seja, business to business. 

Isso quer dizer que a Faber-Castell terceiriza a produção da maquiagem de outras marcas, que só colocam seu nome no produto.


O segundo dia na cidade de São Carlos, foi o ciclo de palestras sobre marketing e comunicação.

Muito obrigada equipe Faber-Castell! Amei o convite para experiência, reencontrar amigos, onde o registro abaixo mostra o alto astral da turma :) Voltei do evento com um estojo lindo para fazer arte, que mostrei no Instagram (@regianedesign). BjsBjs




2 comentários:

  1. Sensacional, a experiência, a matéria, e como foi colocado em palavras. parabéns Re!

    ResponderExcluir
  2. Adriana
    Muito obrigada pela mensagem e o carinho ;) Foi uma experiência única!
    Bjs
    Regiane

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.