Google+ Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Dicas que transformam os ambientes com a iluminação certa

Procure no Casa Com Decoração

15 dezembro 2017

Dicas que transformam os ambientes com a iluminação certa






Você sabia que a boa iluminação residencial torna o ambiente mais bonito e facilita as atividades do dia a dia?

Caso não seja necessário uma grande mudança, essas dicas poderão ajudar a repaginação da sua casa.

Dicas que transformam os ambientes com a iluminação certa

Luz quente ou luz fria? Entenda como escolher.

Que as luzes apresentam diferentes tonalidades todo mundo já sabe, mas qual é a diferença real que essas variações proporcionam? As lâmpadas de cor quente são ideais para áreas sociais ou ambientes mais íntimos. De tom amarelado, a luz quente proporciona a sensação de relaxamento, ideal para quartos e salas de estar. Esse tom cria uma fotografia que realça tons quentes, como um pôr-do-sol dentro de casa. Mas tome cuidado, próxima a tons opostos a luz amarelada tem tendência a alterá-los. Você não vai querer que o tão sonhado azul da sua parede fique verde, não é?

As luzes frias, por sua vez, proporcionam maior fidelidade às cores reais. A iluminação de tom frio é ideal para ambientes que demandam precisão como banheiros e cozinhas. As luzes frias normalmente são de LEDs, que além de possuírem iluminação agradável, não esquentam o ambiente e são mais econômicos.

Esse tipo de luz é excelente para fotografias de detalhes porque garante que a foto possa ser editada com mais facilidade, sem que haja um efeito de filtro real. Aproveite a iluminação de tons frios para fotografar maquiagens, artes e qualquer coisa que tenha muita cor.

Onde colocar meus pontos de luz?

Os pontos de iluminação variam de ambiente para ambiente. Cada local indica se precisa de uma iluminação direta ou indireta.

Sala de estar

Por ser um ambiente versátil que serve tanto para receber as pessoas que gostamos, como para nosso relaxamento, a sala pede uma iluminação suave que aponte para mesas de centro e laterais. É ideal que os pontos de iluminação jamais se concentrem sobre o local onde as pessoas estarão, como sofás e poltronas, pois pode causar grande desconforto e cansaço na visão. Para realçar sua decoração é possível utilizar luminárias ou spots integrados aos móveis.

Quarto

Seu ambiente de descanso pede uma iluminação suave. A melhor escolha para o quarto é optar pela dimerização, ou seja, instalar um dimmer capaz de regular a intensidade de luz do seu ambiente. Assim você pode deixar ele bem iluminado quando quiser, ou criar uma atmosfera mais romântica e misteriosa ao reduzir a luz.

Para o quarto das crianças o dimmer é uma excelente ideia, mas utilizar uma luz noturna infantil, daquelas que vai na tomada, é uma opção mais barata e ajuda as crianças a dormirem melhor.





Cozinha


A iluminação na hora de cozinhar é importante para conseguir identificar os pontos e condições do alimento, por isso o ambiente da cozinha deve ser bem claro. O ideal para esse ambiente é utilizar uma luz mais intensa, como a luz branca. Sobre bancadas, ilhas ou áreas de trabalho é indicado inserir spots ou abajures para conseguir uma luz mais direta.




Banheiro

A iluminação do banheiro parece não fazer diferença, mas, se bem feita, pode facilitar todas as atividades de precisão feitas nele, como fazer a barba ou imitar aquele tutorial de maquiagem. Para isso é indicado utilizar luz clara no ambiente, que será difundida pelo espelho. Além disso, usar uma luz indireta próxima ao espelho para visualizar todo o rosto sem sombras.




Sala de Jantar

Esse ambiente normalmente é especial pela presença do lustre que fica posicionado especialmente sobre o centro da mesa, mas é importante que todo o ambiente ao redor esteja bem iluminado. Caso a sala de jantar seja integrada à cozinha, é ideal utilizar a mesma iluminação nas duas áreas. Essa regra se aplica para todas as áreas que se integrem, para não causar desconforto pela briga de tonalidades.





Jardim

As áreas externas precisam ser bem iluminadas para que possam ser apreciadas em qualquer momento do dia. Para iluminar essa área é possível instalar luzes de poste, espetos de jardim com led e as luminárias solares que, além de iluminar, te ajudam a economizar uma boa quantia de dinheiro.




A iluminação residencial perfeita é ideal para quem quer criar nuances e efeitos únicos, valorizando cada aspecto do ambiente.

Tão importante quanto escolher uma decoração que combine com a sua personalidade é escolher uma iluminação que seja capaz de destacá-la aos olhos de todos. A iluminação ideal é capaz de valorizar a arquitetura do seu lar, além de transmitir as sensações perfeitas para cada ambiente da casa.

Outra dica importante para grandes mudanças é escolher um profissional luminotécnico de qualidade, ele poderá te auxiliar sobre quais materiais utilizar e como dispor sua nova iluminação de acordo com as informações técnicas do seu espaço. 

Você já pensou em como vai iluminar seu ambiente?







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...