Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Sustentabilidade- Visitando a "fábrica verde" em Maceió

Sustentabilidade- Visitando a "fábrica verde" em Maceió

                                            Fábrica Solar- área de lazer dos funcionários

Sempre fico feliz com encontros especiais e que transformaram a minha vida de modo significativo. Sou completamente a favor de experiências que nos ensinam a ter ações reais, como a frase que me acompanha há muito tempo: "Pensar globalmente e agir localmente", do cientista francês René Dubos.

Desde 2012, pertenço ao grupo de colaboradores e agentes de mudanças da plataforma Viva Positivamente, da Coca-Cola. São pessoas brilhantes, inteligentes, blogueiros amigos, que acreditam, agem, unem forças, para criar um mundo mais justo, humano e melhor.

Quando recebi o convite para a encontrar o grupo e visitar a fábrica Solar/Coca- Cola, aceitei de imediato. Arrumei as malas e parti para Maceió. Afinal de contas, não é sempre que a gente recebe um convite para conhecer de pertinho uma "fábrica verde".


As boas vindas na fábrica, em Maceió, foi feita através do Marco Simões, Vice Presidente- Sustentabilidade e Comunicações, da Coca-Cola. Como estava em São Paulo, o nosso bate bapo foi via Skype. Ele respondeu todas as questões e dúvidas sobre aspectos do processo de fabricação dos produtos.



Depois saímos para visitar as instalações da fábrica.

A arquitetura da fábrica Solar é moderna, concebida dentro dos modelos de sustentabilidade ambiental. Por exemplo: a iluminação é natural em todo o galpão, foram instalados equipamentos economizadores de água e existem restrições a instalações consumidoras de energia, como condicionadores de ar e iluminação artificial.

Tudo projetado e construído com os requisitos para garantir a certificação LEED.

Na primeira foto da postagem, mostra uma parte da fábrica, a área de lazer dos funcionários. Fiquei encantada! É usado paletes reaproveitados, para revestir as paredes, há coleta seletiva de lixo e a cobertura da área externa, tem telhas ecológicas Tetrapak

                                                                                           foto: divulgação

A foto acima foi tirada dentro da fábrica, pelo fotógrafo autorizado da empresa. Lá pudemos conhecer o minucioso processo de produção de refrigerantes em garrafas retornáveis e o processo das garrafas PET que são moldadas na hora do envase.

O que encontrei foi uma grande quantidade de tecnologia aplicada e o esforço de oferecer o máximo de segurança aos produtos da empresa. Por exemplo, as garrafas de vidro, que passam por sensor, são retiradas mecanicamente da esteira, quando estão fora do padrão de qualidade.

No final da visita, o registro dos 40 influenciadores online, que participaram do encontro Viva Positivamente. Só tenho que agradecer pela experiência marcante e esclarecedora :)

                                                                                              foto: divulgação

2 comentários:

  1. "Pensar globalmente e agir localmente", essa frase representa exatamente o que penso sobre sustentabilidade!! Tento aplicar esse principio em casa.
    Menina, essa fábrica da Coca parece ser tudo de bom... fiquei com vontade de conhecer

    ResponderExcluir
  2. Oie Pry
    Achei importante a abertura da Coca-Cola para dialogar esclarecer para o público os diversos aspectos do negócio. A empresa está abrindo suas fábricas para visitas dos consumidores. Para isso basta se cadastrar no site da empresa ou ligar para o número 0800-021-2121.
    bjs
    Regiane

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.