Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Orfeu Café Especiais- Café com significado Posts Relacionados expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Orfeu Café Especiais- Café com significado

                                                 

Tem uma frase que diz: quanto mais eu trabalho, mais sorte tenho. Pura verdade! Que privilégio estar rodeada o máximo possível com pessoas inteligentes e trocar ideias sobre os mais variados assuntos. O Casa Com Decoração funciona assim e por meio dele cada vez mais tenho oportunidades de vivenciar isto.

Quem me acompanha no Instagram (@regianedesign) viu que semana passada eu, marido e um grupo de influenciadores, participamos de um evento maravilhoso, a convite do Orfeu Cafés Especiais, em Minas Gerais. Lugares deslumbrantes, conversas deliciosas e muita gente inteligente! Não somos provadores profissionais, mas apenas apreciadores, e com o objetivo de aprender um pouco mais sobre essa bebida, tão saboreada no cotidiano dos brasileiros.

A marca Orfeu é reconhecida entre apreciadores, conhecedores de cafés especiais, está em nova fase de expansão e divulgação da categoria para proporcionar aos brasileiros um dos melhores cafés do mundo.

Localizada no sul de Minas Gerais, em terras ideais para uma primeira experiência com plantação de café. Lá, conhecemos tudo de pertinho e tiramos as dúvidas sobre cada etapa e o porquê do café especial ser diferenciado e não ser sempre igual.   

Tivemos visitas agendadas em 2 fazendas diferentes: Fazenda Sertãozinho (Botelhos-MG) e Fazenda Rainha (São Sebastião da Grama-SP).

Na quinta-feira saímos bem cedinho de São Paulo, e pela manhã, visitamos as instalações da fazenda Fazenda Sertãozinho.

Fomos recebido para um almoço maravilhoso, preparado com todo carinho pela Dona Creusa, num espaço de tirar o fôlego!




Tivemos o grande privilégio de conversar por algum tempo com a Amanda Capucho- Diretora Geral e os administradores da fazenda.

Logo após o almoço, a degustação dos cafés especiais Orfeu:  



Nesta viagem de trabalho, mais uma meta alcançada da lista de resoluções 2017: Quebrar um mau hábito- aprendi a saborear o café sem adição de açúcar e adoçante. Viva!


                                      Saboreando café Orfeu com a querida amiga Cris Bussab diretora da Ariadna Internacional do Brasil


Logo após o almoço, a visita tão esperada ao símbolo da fazenda, a árvore Jequitibá Rosa.



O Orfeu é um dos poucos cafés cultivados em fazendas próprias. E um dos fatos mais marcantes é que a fazenda tem como símbolo um Jequitibá Rosa de 1.500 anos, uma árvore milenar que simboliza a longevidade, o respeito à natureza, a força, a tradição e história de Orfeu. Na foto acima, eu e o Ri estamos perto do Jequitibá Rosa, com 48 metros de altura :)

Confesso que chorei no meio da plantação, ao abraçar árvore guardiã da fazenda Sertãozinho.


Em seguida fizemos a visita ao mirante e o cafezal. Um processo harmonioso que começa com um cuidadoso cultivo.

Foi uma aula e tanto! Isso sem comentar a paisagem deslumbrante da fazenda, sob um céu azul lindo de viver, e cercada de plantas num tom verde forte, carregadas de sementes em crescimento. Suspiro!

"Com lavouras de mais de 65 anos nas Fazendas Sertãozinho, em Minas Gerais, onde Orfeu é produzido, chegamos ao momento de profissionalização da empresa e renovação da marca, com o objetivo de acelerar o acesso à categoria de Cafés Especiais, combinando com o momento em que o consumidor brasileiro está mais receptivo a produtos de alta qualidade”, explica Amanda Capucho- Diretora Geral.

Hoje, 90% da produção dos cafés especiais produzidos nas Fazendas Sertãozinho é exportada para diversos países, como Japão, Suíça, Estados Unidos, França, Itália. “Nossa meta é, em cinco anos, reverter este quadro e concentrar a maior parte da produção no mercado nacional, possibilitando ao brasileiro tomar o melhor café que o nosso país produz”, disse a executiva.






As fazendas possuem a certificação internacional UTZ, que compreende práticas agrícolas adequadas para a produção de café e para o bem-estar dos trabalhadores, incluindo o acesso à saúde e educação. 

Sua produção é totalmente artesanal. Fiquei encantada com as mudas, que são desenvolvidas nas próprias fazendas e recebem atenção especial para que cresçam saudáveis.



A bebida é considerada de Categoria Especial quando seus atributos de qualidade, como características físicas, origem, variedade, cor, tamanho e até preocupações ambientais e sociais em sua produção são avaliados como excepcionais.



São cafés considerados perfeitos e sem defeitos. O cuidado continua na formação dos cafeeiros, plantados com as mãos, muda a muda. Delicadeza é um dos ingredientes do Café Orfeu.


A colheita, feita manualmente, é composta por grãos 100% Arábica, cuidadosamente selecionados e complementada por tecnologia de ponta.




As fotos mostram muito do que vivi estes dias - muita alegria, aprendizados e pessoas amadas! Como a amiga e empresária Pierangelli Mora.

As variedades cultivadas são Bourbon Amarelo, Icatu, Catuaí, Catucaí, Mundo Novo, Arara, Japy e Guará.



Nos terreiros, o café é estendido ao sol e revolvido pelo menos 15 vezes ao dia até atingir apenas 11% de umidade. (foto abaixo)



 Na classificação, uma equipe especializada analisa as amostras e avalia critérios como doçura natural, aroma, corpo, cremosidade e acidez. 


Na torrefação são cuidadosamente selecionados e passam por diferentes etapas de beneficiamento (por tamanho, peso e cor), com tolerância zero a defeitos.

E este processo é feito na própria fazenda, para que se possa entregar diretamente aos clientes um produto de alta qualidade e com grande frescor.





Esta dedicação garante que as características especiais de sabor e aromas que compõem os cafés, sejam mantidas.

O Orfeu se orgulha de uma lista extensa e de grande credibilidade em premiações, como quatro Cup of Excellence e dois Coffee of the Year na Feira Internacional de Café, além de ser grande campeão do Late Harvest Competition na Suíça.

E um dos poucos cafés disponíveis no varejo que possui o selo certificado pela BSCA – Brazilian Specialty Coffee Association, que o classifica, com todas suas qualidades, na categoria de Cafés Especiais.




Todo o processo de embalagens é feito nas Fazendas Sertãozinho, o que garante a procedência, qualidade e frescor do café que chega até a xícara do consumidor. 



As cápsulas, compatíveis com o sistema Nespresso, também são fabricadas dentro da fazenda, uma das poucas empresas no mercado a realizar sua própria produção.

De aroma intenso com notas de frutas secas como uva passa e ameixa, o Orfeu Intenso é um café com residual longo, doçura alta, acidez baixa e bebida encorpada. Experimentei quase todas as variedades produzidas pela marca, e meu café eleito preferido foi o blend suave. Saboroso, doce, realmente suave, sem traços do sabor amargo :) Perfeito!

Graças à grande preocupação e cuidado com a sustentabilidade, a Fazenda Sertãozinho possui vastas áreas de reserva, superiores às demandas legais, e ainda planta cerca de duas mil árvores por ano, preservando a vegetação local.

No final da tarde, o grupo ficou hospedado no charmoso, aconchegante e com uma estrutura maravilhosa- Hotel Monreale Resort, em Poços de Caldas. Que dia produtivo e delicioso!




Na sexta-feira, dia 23, após o café da manhã, tivemos as palestras do 3°Curso de Marketing para o Mercado de Luxo, com Laercio Xavier- Diretor da Fendi .




E Amanda Capucho- Diretora Geral da Orfeu. Luxo é fazer parte de um grupo de pessoas com a generosidade de compartilhar conhecimento e ideias. Uma troca de experiências inspiradoras!

                                                



A sofisticação que está na simplicidade, na naturalidade e autenticidade. 



Visitamos a Fazenda Rainha, para aprender sobre a produção de azeites. Já os cafés da Fazenda Rainha são famosos por sua doçura e suavidade. As condições geográficas e o excelente clima do local tornam a propriedade singular para a produção de Cafés Especiais.

                                                                 Plantação de oliveiras- Fazenda Rainha

E uma pausa divina, para o almoço no restaurante Ollivia Gastronomia, em Poços de Caldas-MG.




Café com significado- ao vivenciarmos cada etapa do processo, percebemos o diferencial do Café Orfeu. Do começo ao fim, dos "terroirs" à xícara de café, o segredo é o AMOR. Detalhe: em período de colheita, um orquestra é contratada para oferecer uma apresentação musical para os funcionários da fazenda, seus familiares e para a plantação de café.


                           Juntos na vida, na família, no amor, no trabalho, nas viagens e nas experiências únicas! 


O universo tem me trazido muitas coisas boas, e esta experiência sem dúvida alguma, inundou meu coração com meu sentimento favorito: gratidão pelo meu trabalho!




Além da experiência completa com cafés especiais, fizemos um tour adorável pelo Mercado Municipal, de Poços de Caldas-MG. Quem resiste aos saborosos doces mineiros e produtos com memórias de infância?



Voltei de viagem abastecida de pacotes de cafés, dos mais variados tipos. Isso com certeza irá render degustações de bebidas deliciosas!

Mais informações no site: www.cafeorfeu.com.br e nas mídias sociais: Facebook e Instagram.


3 comentários:

  1. Que delícia de artigo. Tao saboroso quanto café. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi
      Sua companhia foi adorável, nestes dias em Minas Gerais :) Muito obrigada pela mensagem carinhosa!
      bjs
      Regiane

      Excluir
  2. Muito bom Regiane!! Seu blog arrasa!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.