Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Semana Do Otimismo Que Transforma

Semana Do Otimismo Que Transforma




Esta paisagem linda não é de tirar o folêgo?




Pois foi  neste cenário deslumbrante, no Rio de Janeiro, através do convite da Coca Cola Brasil, que tive a oportunidade de participar da semana Otimismo Que Transforma,que acontece há 5 anos. Que experiência deliciosa!





Chegando cedinho ao Rio de Janeiro, fomos direto para sede da Agência DPZ Propaganda para encontrar e bater papo com o Sebastião Carlos dos Santos.

O sorridente Tião, como carinhosamente é chamado, tem uma história surpreendente, de quem acredita que a reciclagem transforma a vida das pessoas.


Eu o Tião- foto Otagai Mídias Sociais

Tião além de protagonista do documentário Lixo Extraordinário, junto com o idealizador do projeto e artista plástico Vik Munizé, é presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho, coordena o movimento Limpa Brasil e faz palestras em eventos por todo o Brasil.

Seu trabalho é organizar e mobilizar as cooperativas, para que todo material potencialmente reciclável tenha um destino adequado. Também ensina como fazer a coleta seletiva e separação de lixo.

Foi marcante escutar dele, sobre a experiência se sentir a carga de "energia" vinda do lixo, mesmo sendo adepta há muitos anos da reciclagem, como contei nesta postagem.

O descarte, segundo Tião, ocorre no momento as pessoas colocam para fora de suas casas, aquilo que não lhes serve mais. E esta "energia" se acumula de maneira inerente nos aterros.

Quanto temos o cuidado de separar o lixo de modo correto facilita, dignifica o trabalho dos catadores que fazem da reciclagem uma fonte de renda e direcionam positivamente esta "energia".

                                          presente lindo que ganhei: clutch bag produzida pela Asta

Eu ficaria horas conversando sobre este assunto, porque são experiências que nos ensinam a ter ações reais. Como este encontro lembrei  da frase que me acompanha há muito tempo: "Pensar globalmente e agir localmente", do cientista francês René Dubos.

Depois fomos até a Cidade de Deus para outra experiência emocionante: ver de pertinho mais um projeto da Coletivo Coca-Cola em parceria com a Rede Asta. 

Foi um privilégio entrar neste universo de mulheres que fazem arte como a Ana Lúcia, Renata, Lea. Os rostos sorridentes, o bom humor e as histórias lindas de vida são emocionantes!

São pessoas especiais, do Criando Arte e da rede ASTA, que fazem arte e geram renda a partir de embalagens descartadas.


E o mais bacana de tudo é ver o trabalho criativo das artesãs orientados por designers consagrados,  resultando em peças exclusivas, como as cestas coloridas (foto acima). Para conhecer mais produtos é só acessar o site da Asta.


Fiquei muito feliz! Foram encontros muito especiais e que transformaram a minha vida de modo significativo. Pessoas extraordinárias, blogueiros amigos, agentes de mudanças, que acreditam, agem e unem forças para criar um mundo mais justo, humano e melhor.




Um comentário:

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.