Esta paisagem linda não é de tirar o folêgo?
Pois foi neste cenário deslumbrante, no Rio de Janeiro, através do convite da Coca Cola Brasil, que tive a oportunidade de participar da semana Otimismo Que Transforma,que acontece há 5 anos. Que experiência deliciosa!
Chegando cedinho ao Rio de Janeiro, fomos direto para sede da Agência DPZ Propaganda para encontrar e bater papo com o Sebastião Carlos dos Santos.
O sorridente Tião, como carinhosamente é chamado, tem uma história surpreendente, de quem acredita que a reciclagem transforma a vida das pessoas.
Eu o Tião- foto Otagai Mídias Sociais
Tião além de protagonista do documentário Lixo Extraordinário, junto com o idealizador do projeto e artista plástico Vik Muniz
é, é presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho, coordena o movimento Limpa Brasil e faz palestras em eventos por todo o Brasil.
Seu trabalho é organizar e mobilizar as cooperativas, para que todo material potencialmente reciclável tenha um destino adequado. Também ensina como fazer a coleta seletiva e separação de lixo.
Foi marcante escutar dele, sobre a experiência se sentir a carga de "energia" vinda do lixo, mesmo sendo adepta há muitos anos da reciclagem, como contei
nesta postagem.
O descarte, segundo Tião, ocorre no momento as pessoas colocam para fora de suas casas, aquilo que não lhes serve mais. E esta "energia" se acumula de maneira inerente nos aterros.
Quanto temos o cuidado de separar o lixo de modo correto facilita, dignifica o trabalho dos catadores que fazem da reciclagem uma fonte de renda e direcionam positivamente esta "energia".
presente lindo que ganhei: clutch bag produzida pela Asta
Eu ficaria horas conversando sobre este assunto, porque são experiências que nos ensinam a ter ações reais. Como este encontro lembrei da frase que me acompanha há muito tempo:
"Pensar globalmente e agir localmente", do cientista francês René Dubos.
Depois fomos até a Cidade de Deus para outra experiência emocionante: ver de pertinho mais um projeto da Coletivo Coca-Cola em parceria com a Rede Asta.
Foi um privilégio entrar neste universo de mulheres que fazem arte como a Ana Lúcia, Renata, Lea. Os rostos sorridentes, o bom humor e as histórias lindas de vida são emocionantes!
São pessoas especiais, do Criando Arte e da rede ASTA, que fazem arte e geram renda a partir de embalagens descartadas.
E o mais bacana de tudo é ver o trabalho criativo das artesãs orientados por designers consagrados, resultando em peças exclusivas, como as cestas coloridas (foto acima). Para conhecer mais produtos é só acessar o site da Asta.
Fiquei muito feliz! Foram encontros muito especiais e que transformaram a minha vida de modo significativo. Pessoas extraordinárias, blogueiros amigos, agentes de mudanças, que
acreditam, agem e unem forças para criar um mundo mais justo, humano e melhor.
Parabéns!
ResponderExcluir