Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Receita- frango ensopado com cenoura ( usando frigideira de ferro fundido) Posts Relacionados expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Receita- frango ensopado com cenoura ( usando frigideira de ferro fundido)



Quem gosta de visitar blogs gringos em busca de inspiração, já trombou com receitas divinas feitas em frigideiras de ferro fundido. Além de charmosa, a sua eficiência é incomparável, podem ser usadas no fogão, na churrasqueira e no forno, o material conduz o calor de forma consistente e uniforme, e se " temperada" corretamente, torna-se antiaderente conforme o tempo de uso.

Durante a nossa viagem de férias no hemisfério norte, perambulando pelos corredores de uma loja, encontrei esta frigideira de ferro. Como já fazia um tempão que eu cobiçava comprar uma, foi simplesmente  amor à primeira. Não resisti e trouxe na bagagem de volta para o Brasil, mesmo com olhar desaprovador do marido :)

 Antes de estrear o meu novo acessório da cozinha, pedi dicas de como usar e as primeiras sugestões vieram da querida Cinara, do blog Cinara's Place. A Cinara recomenda a leitura do site whascookingamerica.net, repleto de dicas de uso e conservação das panelas de ferro fundido. E força no tradutor Google porque o site é em inglês. 

Como iniciante na arte de cozinhar com frigideira de ferro, optei por uma receita bem simples. E posso falar? Adorei a experiência e ficou tão saborosa!

Frango ensopado com cenoura

Ingredientes

1 kg de frango (usei peito de frango em pedaços)
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura grande
1 lata de tomate italiano sem pele
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara de vinho branco
1 xícara de água
 manjericão a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque a cenoura, lave, corte em pedaços e reserve. Lave bem os pedaços de frango, deixe escorrer e reserve.

2. Triturar no liquidificador, os tomates e o suco da lata.

3. Na frigideira de ferro fundido, coloque o azeite ao fogo baixo. Depois acrescente a cebola picada e o alho e refogue por alguns minutos.

6. Coloque os pedaços de frango e assim que começar a dourar, coloque o vinho branco, o sal, a cenoura em pedaços e deixe cozinhar em fogo médio.

7. Acrescente o tomate triturado, a água, o manjericão e misture bem. Quando ferver, coloque em fogo baixo e cozinhe por  20 minutos.

Adorei a distribuição de calor, a versatilidade e estou me surpreendo com as possibilidades que ela traz. 

Provavelmente você possui este acessório, mas se não tem, vale a pena o investimento, para a sua cozinha ganhar charme e sabor. 

Fiz uma pequena lista de observações de uso da frigideira de ferro fundido:

- Para quem está pensando em comprar uma dessas panelas, já aviso, elas são muito pesadas.

- Com os devidos cuidados elas duram a vida toda. A parte interna é bem resistente, mas é preciso usar utensílios como espátulas de silicone ou madeira, para que não risquem.  Muito cuidado ao manusear, para evitar de bater ou derrubar no chão.

- Uma das razões ferro fundido ser tão altamente valorizados, é por suas propriedades de cozimento. O calor é distribuído uniformemente, ideal para fritar, cozinhar e até assar.

- É importante usar uma luva de cozinha, porque o cabo da frigideira de ferro esquenta.

- Você também pode assar alimentos no forno usando panela de ferro fundido. Ela pode assar bolos, tortas. Viva a criatividade!

Logo mais volto com receitas por aqui, aguardem! BjsBjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.