Panela de pressão elétrica- Receita Arroz Chop Suey


Cuidar pessoalmente das nossas refeições sempre me deu muito prazer. Acredito que é uma das maneiras de demonstrar carinho. Amo descobrir novos sabores, tentar novas alquimias e testar equipamentos para cozinha.

Há quem ame e há quem deteste tenha medo. Mas confesso que gosto, acho versátil e uso muito a panela de pressão . Algo que nunca teve segredos para mim, pois uso para fazer sopas, cozinhar feijão, carnes, lentilha e até fazer sobremesa, como mostrei no post de aniversário da rainha mãe.

E teve uma surpresa que me fez suspirar, que mostrei Instagram (@regianeivanski): quando a minha campainha tocou, era a entrega de uma caixa enooorme e super bem embalada. Era a panela de pressão elétrica Chef- que ganhei da Electrolux, para criar mais receitas.

O que impressionou de imediato, na panela de pressão elétrica Chef foi o design moderno, o exterior em aço escovado e a fácil limpeza. É um acessório que fica exposto lindamente na bancada da cozinha.

Para testar a panela, decidi pelo clássico da cozinha chinesa, o Arroz Chop Suey. Depois de algumas adaptações, a receita ficou assim:




Receita Arroz Chop Suey

Ingredientes

2 xícaras de arroz branco (usei arroz japonês)
3 xícaras de água
01 colher de sopa de óleo
01 xícara de cebola picada
01 xícara de vagem cortada em rodelinhas
01 xícara cenoura cortada em cubinhos
sal a gosto (a receita original do arroz Chop Suey leva  glutamato monossódico, mas substitui por sal comum)
04 ovos mexidos e fritos



 Usando a panela de pressão elétrica Chef, o arroz fica um pouco mais molhado do que feito no fogão. O óleo (ou manteiga) são necessários para evitar a formação de espuma.




Modo de Preparo

Primeiro dourei a cebola e o arroz, junto com o óleo, na função refogar. Adicionei a água, o sal, a cenoura e a vagem, mexi e tampei a panela.

Programei a função pressão para 07 minutos – observando que o contador só iniciou o funcionamento quando o nível da pressão certa foi alcançada. 

Após o tempo de cozimento programado, ocorreu uma série de bips de alerta e, em seguida, a panela assinalou o modo “Manter Aquecido”. Desliguei a panela, girei a válvula de pressão até a marca liberar estivesse alinhada com a marca indicada. Para maior segurança, usei a liberação de vapor rápida, utilizando uma colher de pau. Isto interrompeu imediatamente o cozimento.




Quando a válvula vermelha da tampa abaixou, é sinal que houve a saída da pressão, para abrir a tampa.



Numa frigideira fritei os ovos batidos, por alguns instantes, desmanchando em pequenos pedaços.


Coloquei os ovos mexidos e misturei delicadamente no arroz. Dá para servir imediatamente ou usar a função Manter Aquecido (que não deve ser usada por mais de 12 horas).

Uma opção certeira para resolver uma refeição num piscar de olhos. E a panela de pressão elétrica Chef- Electrolux, permite as mais tentadoras variações. BjsBjs