Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Novo desafio de consumo Posts Relacionados expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Novo desafio de consumo



Dezembro chegou e junto vem a sensação avassaladora do consumo e da alegria instantânea. Mas há algo essencial que precisa ser repensado.

Se assim como eu, você também se preocupa com as transformaçōes que o mundo está precisando, vai ouvir falar muito sobre o movimento Low Consumerism (ou Lowsumerism)- Low + Consumerism = Baixo Consumismo . Pode acreditar!

 É o conceito pautado na ideia do consumo consciente de produtos. Viver mais as experiências do que “possuir coisas” propriamente dito.

Para entender mais o conceito, indico assistir o documentário produzido pela Box 1824- The Rise of Lowsumerism, empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo. É um vídeo sem fins lucrativos ou comerciais, que aponta como o consumismo nasceu, se desenvolveu e a proposta de uma vida de consumo mais consciente.

 A questão não é deixar de comprar. Mas encontrar o equilíbrio quando consumir algo, de maneira consciente e amigável à Terra, que é a nossa casa.    

Assistindo o documentário, vi que intuitivamente já pratico o Lowsumerismo há muito tempo. Como? 

1- Fazendo

Ter uma casa prazerosa tem a ver com sensibilidade, portanto não há regras. É o resgate de ações simples, ideias singelas para decorar e adotar um estilo de vida criativo.

Como exercitar um modo de vida melhor e intuitivo? Criar projetos artesanais, que trazem beleza, originalidade e calor à casa.


2- Consertando

Nos últimos anos aumentou a busca por uma decoração personalizada e ecologicamente correta. Consertando ou construindo novos objetos, o restauro promove a auto estima e desenvolve o senso das soluções alternativas. Lembra do post da técnica do bordado Sachiko? É uma terapia costurar, transformar, restaurar e consertar objetos da minha casa.

3- Trocando

Você tem alguma peça em casa, que herdou carinhosamente de alguém? Já contei como reaproveitei um aparador, que ganhei da amiga Andrea, neste post. E aqui está a mesa tronco linda que herdei da minha vizinha Sueli.

Você que leu esta postagem, também está disposto a mudar a maneira como vive, compra e consome? 

É um movimento que precisa ser colocado em prática agora, porque o mundo não pode esperar.


2 comentários:

  1. Regiane, sabe que eu gostei do Lowsumerismo, fiquei bastante interessada. vou estudar a respeito.
    bjk

    ResponderExcluir
  2. Karine Possari
    Um tema tão atual e necessário para o planeta :)
    beijos
    Regiane

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.