Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Tudo de Cor Para Você- Tour Comunidade Santa Marta

Tudo de Cor Para Você- Tour Comunidade Santa Marta


Quem me acompanha no Instagram (@regiande design) viu o convite que recebi da Tintas Coral para acompanharmos de perto o Tudo de Cor, realizado na comunidade Santa Marta (Morro Dona Marta), no Rio de Janeiro.

Foi uma experiência única ter visitado o Morro Santa Marta, porque conhecemos bem de perto o dia a dia da comunidade, a vida dos moradores, o único local no Rio de Janeiro com sucesso total de pacificação.



Para subida, usamos o Plano Inclinado, transporte sobre trilhos com um Bondinho, implantado pelo Governo do Estado em 2008, com 5 estações.

E fomos até o topo do Morro Dona Marta, onde dá para fazer fotos lindíssimas da Enseada de Botafogo e deste painel em mosaico.



De lá, dava para ver toda a comunidade Santa Marta com vista privilegiada para o bairro de Botafogo.

No tour guiado você sobe usando o bonde até o pico, depois volta, descendo pelas escadas.




As vielas e os becos são absurdamente inclinados, e os degraus parecem não acabar nunca!




Mas graças as atividades físicas que pratico, consegui reunir todo o fôlego para encarar o terreno íngreme, durante quase 2 horas de caminhada.




No percurso é comum encontrar o caos das construções, os fios elétricos, misturados com roupas estendidas e pilhas de materiais de construção, com a simpatia dos moradores que nos cumprimentavam a todo instante! A maioria dos moradores são extrovertidos e conversam com os turistas. 

Outro surpresa foi a homenagem ao cantor Michael Jackson, que esteve no local, em 1996, para
gravar o clipe “Don’t Care About Us”. Um Brasil repleto de contrastes.




Além do almoço, com o delicioso Baião de Dois da Salete, tive o privilégio de colocar a mão na massa e participar, como voluntária, no mutirão de pintura. 

Que alegria deixar uma contribuição simbólica de cores para os moradores!

colocando a mão na massa

A primeira intervenção da Tintas Coral no Santa Marta aconteceu em 2010, na Praça do Cantão, pintando 34 casas e a quadra da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta. 

Desde 2012 a ação da Tintas Coral é constante no local, revitalizando 400 imóveis e diversas áreas de convivência da comunidade.

Sendo que estes projetos contribuíram para dois fatores marcantes, segundo pesquisa realizada pelo CIEDS (Centro Integral de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável: 

.73% dos moradores disseram que o projeto aumentou sua autoestima 

. 92% acreditam que as pinturas ajudaram a atrair mais turistas

O grande incentivo desse projeto é a conscientizar os moradores sobre os cuidados com as casas,  manutenção e cuidado.


                                                                 minha contribuição no mutirão de pintura

Encorajo você a fazer esse passeio, porque o morro foi pacificado há anos (foi o primeiro do Rio de Janeiro) com a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), é bem seguro e inspirador andar por lá.

O nosso grupo teve a companhia da Veronica (guia turística e moradora na comunidade), que nos deu uma única orientação básica de não fotografar o interior das casas e principalmente as pessoas.  

“Tudo de Cor” Tintas Coral - Balanço geral do Santa Marta:

- Cores mais escolhidas: verde pastel e violeta dignidade
- 24  cores oferecidas para a pintura das casas
- 400 Casas pintadas
- 25 mil litros de tinta usados
- 53 mutirões
60% Porcentagem de casas pintadas
1.803 número de voluntários




 Com certeza voltei de lá como uma pessoa melhor, com a experiência de um dia colorido e repleto de boas energias.

Muito obrigada Tintas CoralConteúdo a La Carte, pelo convite para experimentar a simplicidade, a receptividade e a simpatia dos moradores da comunidade Santa Marta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.