Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Receita: Macarrão Caseiro Com Cenoura

Receita: Macarrão Caseiro Com Cenoura



Bem, já contei que aprendi a amar as alquimias da cozinha, as mesas decoradas e maneiras deliciosas de receber a família e amigos, desde a infância, como uma boa descendente de italianos e austríacos. Muito amor envolvido :)

E a fixação pela cozinha italiana, em especial por massas de macarrão, veio desde o tempo que a minha nonna fazia massas frescas em casa.

O macarrão caseiro mexe com minhas memórias afetivas, lembro quando todo domingo, a família reunia para almoçar na casa da minha nonna Laura. Sabe aquelas receitas que pairam em nosso inconsciente, com sabor delicioso de infância? Que trazem uma saudade boa e dão calor no coração?

Já havia comprado e usado os acessórios da Kitchenaid há um tempo, mas a questão era acertar a receita. Depois de conversar, receber dicas da querida amiga e escritora Márcia Frazão, no sábado passado reunimos três gerações para testar a receita colocar a mão na massa





A farra foi registrada pelo marido aqui no Instagram (@regianeivanski)!


3 gerações fazendo massa caseira. Muito amor!


Agora que comecei a me sentir inspirada com o processo de fazer massa fresca, vou fazer as minhas próprias variações, como acrescentar sabores e cores.

Se você se animou em reproduzí-la em casa, olha como fizemos:

Receita de Macarrão Caseiro Com Cenoura
Porção: 4 pessoas

Massa

. 3 xícaras de farinha de trigo de boa qualidade (usei a marca Colavita)
. 3 ovos grandes
. 1 pitada de sal
. 01 colher sopa de cenoura ralada

Modo de preparo

Coloque os ingredientes num recipiente e misture-os com um garfo. Em seguida coloque a mistura sobre uma bancada (limpa) e polvilhada com farinha de trigo. Trabalhe a massa com as mão e sove bem até que fique bem firme e maleável.

Pulo do gato:
Se a massa ainda estiver grudando nas mão, acrescente um pouco mais de farinha. Faça uma bola, cobrindo com um filme plástico (para não secar a massa) e deixe descansar por 30 minutos, numa travessa.




Depois divida a massa em quatro partes utilizando uma faca. Pegue uma das partes e abra, usando um rolo de macarrão. Polvilhe farinha para que não grude no rolo e nem na bancada. 

Em seguida cortei a massa em tiras (tipo massa tagliatelle) usando o acessório da Kitchenaid (ou use um cortador de pizza).

Com o varal da Kitchenaid, pendurei as tiras para secar massa. Mas você pode deixar secando sobre a mesa enfarinhada. Repita as etapas até terminar a massa.

Coloque para ferver a água em uma panela grande, um fio de azeite e um pouco de sal. Quando a água levantar fervura, coloque as massas e deixe cozinhar em torno de 5 a 6 minutos. Escorra o macarrão e sirva com o molho preferido.


Opção 1: Molho de Ricota

Ingredientes

-100 gramas de ricota
-1/2 xícara de folhas de manjericão
-1/2 xícara de castanhas do pará trituradas
-salsinha a gosto
-sal a gosto
-azeite de boa qualidade 

Modo de Preparo

Em uma panela, desmanche a ricota usando um garfo. Coloque a salsinha, o manjericão, as castanhas trituradas, misturando com azeite até ficar mistura homogênea. Acrescente sal a gosto e coloque na massa ainda quente.

Opção 2: Molho de tomate

Ingredientes

- 1 cebola pequena cortada em cubinho
- 2 dentes de alho
- 1 copo 200 ml de molho de tomate pelado
- orégano
- azeite
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- 1/2 colher (chá) de açúcar
- folhas de manjericão fresco
- queijo ralado

Modo de Preparo

Numa panela coloco fio de azeite, a cebola e o alho para refogar. Adiciona o molho de tomate, o orégano, o açúcar, sal, manjericão, um pouquinho de pimenta moída na hora e mexo um pouco. Coloque o molho sobre a massa quente e finalize com o queijo ralado.

Para preparar macarrão caseiro, precisa de disposição (porque dá um trabalhinho sim, sem contar a louça extra para lavar). Mas vale super a pena, pelo carinho e o prazer de comer uma massa fresca e deliciosa. O sabor compensa cada minuto de espera.

Buon appetito! BjsBjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.