A fábrica Faber-Castell


Hoje é feriado mas ultimamente tem acontecido coisas tão especiais, que fiquei empolgada para correr aqui e contar tudo para você :)

Sim, estamos na era das pessoas e a experiência é o melhor marketing atual. Quem me acompanha no Instagram (@regianeivanski) viu que dia 8 e 9 de novembro visitei a  “Maravilhosa Fábrica de Cores Faber- Castell”- em São Carlos, com grupo de influenciadores digitais, profissionais da área de comunicação e marketing.

Visitar a a Fábrica da Faber-Castell me fez voltar a ser criança, relembrar todos os sonhos e brincadeiras que eu colocava no papel! Pura delícia!




Entre todos os instrumentos de escrita, o lápis é sem dúvida o mais versátil, universal e econômico, produzido aos milhões todos os anos, mesmo na era da Internet.

Conhecer todo o processo de fabricação, deu a sensação de sonho, afinal, a Faber-Castell é uma das marcas que me acompanha desde criança.

E além de conhecer a fábrica, ver como os produtos são feitos, desde a escolha do pigmento, testes de toxicidade no laboratório, embalagens, passei dois dias acompanhada de profissionais (e amigos) incríveis que só fizeram desse evento ainda mais especial.



O lápis é indispensável para todos os tipos de anotações, traçados e rascunhos - sobretudo para tudo o que possa ser escrito ou desenhado à mão.

Acompanhei o processo de produção, de pesquisa e desenvolvimento, vi de perto o cuidado com os produtos, os padrões europeus de produção e qualidade, o carinho com o manuseio de cada peça, atenção ao meio ambiente e respeito por todos os profissionais!


Muitas experiências coloridas!



Sonho de criança! Modelar massas coloridas!

A Faber-Castell com seus 256 anos, uma das empresas mais antigas do mundo, está presente em mais de 100 países.

Outra curiosidade: a marca Faber-Castell entrou para o Guinness World Records, ao criar o maior desenho colaborativo do mundo. O tema foi o céu e a cidade, com 11.595 metros e contou com a participação de mais de 4 mil pessoas. A obra teve início na Comic Com Experience SP, no ano passado.


Na foto acima, a fabricação de giz de cera. E o mais legal, vimos alguns produtos sendo feitos!

Vai dizer que não deu vontade de colorir?!

                                                                  Minas de grafite

A fabricação das minas de grafite segue um processo semelhante ao das minas coloridas, mas com matérias-primas diferentes.

Para a mina de grafite, usa-se uma mistura de argila tratada (semelhante à usada na fabricação de cerâmicas) com grafite moído, obtendo-se uma massa que é prensada da mesma forma que a mina colorida.

O processo de corte e secagem é o mesmo. Após a secagem, no entanto, as minas são submetidas a um processo de queima em forno de alta temperatura, passando posteriormente por uma etapa de tratamento com gordura.



Cada caixa de lápis traz muito amor e cuidado! Simplesmente apaixonada!


No ciclo de fabricação do EcoLápis, tudo é aproveitado para garantir a produção sustentável e proteger a biodiversidade. São utilizadas madeiras plantadas que têm 100% de aproveitamento:

. A cinza produzida na caldeira é utilizada por indústrias na composição de cimento ou por empresas de paisagismo para a fertilização do solo.

. Os resíduos, como folhas e galhos finos, são aproveitados como adubo, devolvendo à terra os nutrientes necessários para renovação do solo.

. A casca sofre um processo de decomposição natural para a produção de húmus.

. A serragem é utilizada para a geração de energia, encaminhada para granjas para a criação de frangos e juntamente com outros resíduos da madeira, também é utilizada para a produção de chapas de aglomerado de briquetes.


Em cada setor que visitei, vi nos olhos dos funcionários, um brilho especial de quem ama o que faz e tem orgulho de fazer parte do time Faber-Castell.


A Faber-Castell emprega em torno de  7.500 pessoas ( 9 locais de produção e 22 organizações de vendas).  O total inclui cerca de 2.700 funcionários trabalhando para a empresa brasileira em São Carlos e São Paulo (500 deles envolvidos em um projeto florestal exclusivo próximo a Prata, no estado de Minas Gerais).



Mas eu ameeei conhecer a produção de cosméticos como lápis e batons!

Os makes da Faber-Castell são produzidos no Brasil desde 1978. A empresa transferiu seu know-how especializado para a produção lápis cosméticos e desde então se tornou um parceiro importante para a indústria de cosméticos em todo o mundo. Faber-Castell Cosmetics é um serviço B2B, ou seja, business to business. 

Isso quer dizer que a Faber-Castell terceiriza a produção da maquiagem de outras marcas, que só colocam seu nome no produto.


O segundo dia na cidade de São Carlos, foi o ciclo de palestras sobre marketing e comunicação.

Muito obrigada equipe Faber-Castell! Amei o convite para experiência, reencontrar amigos, onde o registro abaixo mostra o alto astral da turma :) Voltei do evento com um estojo lindo para fazer arte, que mostrei no Instagram (@regianeivanski). BjsBjs