Quem me conhece sabe que a-m-o viajar e tenho muita sorte em poder fazer isto com uma certa frequência.
Observar os lugares, as pessoas, seus hábitos cotidianos e imaginar – sempre – o privilégio de viver cada dia intensamente.
Conheci lugares muito especiais, mas confesso que o Japão me conquistou em todos os sentidos.
Quem me acompanha no Casa Com Decoração, sabe que eu adoro testar novas alquimias na cozinha, que fogem do óbvio. E depois que conheci o Matcha ano passado, foi amor à primeira mordida!
Feito de chá verde moído, é um produto aromático e com sabor levemente amargo. Que delícia! Trouxe uma latinha, na bagagem de férias, para testar em receitas, como mostrei no Instagram (@regianedesign). É produto importado, portanto, é vendido com um preço salgado. Mas vale cada centavo.
A produção no Japão de Matcha é praticamente artesanal. Em São Paulo é vendido nas lojas da Liberdade (metrô Liberdade). Para conseguir este produto procure em mercados orientais na sua cidade ou vendas online.
O matcha aromatiza as receitas, deixa o prato mais digestivo e suas propriedades aceleram o metabolismo de gorduras.
Pesquisando receitas com Matcha, elaborei este Bolo de Matcha (de caneca). Super aprovado pela minha filha Nic :)
Receita Bolo de Matcha (de caneca)
Ingredientes:
. 4 colheres de sopa de farinha de trigo
. 1 colher de chá matcha em pó (usei a marca Matcha Green Tea Latte Trader Joe's) Você encontra em lojas especializada em produtos orientais ou em grandes supermercados.
. 1/4 colher de chá de fermento em pó
. 1 colher de sopa de açúcar (usei açúcar cristal orgânico. Adicione mais açúcar, se você preferir uma sobremesa mais doce)
. 7 colheres de sopa de leite desnatado
. 1/2 colher de sopa de óleo (usei óleo de milho)
Modo de Preparo:
1. Adicione todos os ingredientes em uma caneca (que deve ter capacidade mínima de 300 ml) Misture com um pequeno batedor até a massa ficar lisa e uniforme em cor. Leve ao micro-ondas por 1 minuto. Deixe esfriar bolo por alguns minutos e depois devore.
O bolo de caneca pode ser servido quente, com coberturas, caldas e sorvete. Fica uma delícia e a massa bem fofinha.