Casa Com Decoração- Blog de Decoração: Receita de iogurte natural

Receita de iogurte natural





Como descendente de italianos e austríacos, aprendi com minha mãe, maneiras de melhorar a qualidade da alimentação, economizar dinheiro e descobrir o prazer de cozinhar.

Ela sempre fez iogurte caseiro, que é muito simples e muito gostoso, fica em geral menos ácido e também há a vantagem de você saber quais os ingredientes e a quantidade deles na sua receita. Perfeito com geleias, frutas picadas e adoçado com mel. A Nicole adora!

Você também pode deixá-lo na consistência que preferir, mais firme, drenando com um peneira e um paninho fino durante algumas horas na geladeira. O verdadeiro iogurte grego não é nada mais do que iogurte natural drenado!

Essa receita de iogurte natural é tudo de bom! Somente 2 ingredientes e com rendimento de 1kg.

Para fazer o iogurte em casa, você vai precisar de leite (Integral, desnatado, semi desnatado) . O leite sem lactose não faz iogurte, certo? Pois as bactérias (fermentos lácteos), com a ajuda do calor, transformam a lactose em ácido lático, fazendo com que o leite ganhe consistência mais sólida.

E também é necessário como segundo ingrediente ter iogurte natural, que só contém iogurte e fermentos lácteos.

Se você quiser o iogurte grego: use um pano bem limpo e coloque o iogurte para coar. O soro é riquíssimo (conhecido whey protein). O que que ficar retido pelo pano é o iogurte grego.

Pulo do gato: Pode comprar no supermercado a primeira vez que faz, mas para as próximas vezes, guarde um potinho com o iogurte pronto, pois não precisará mais comprar iogurte natural, toda vez que fizer a receita em casa.

Receita de iogurte natural

Ingredientes

. 1 litro de leite A
. 1  pote de iogurte natural (embalagem de 200 ou 150ml)

Modo de Preparo

O leite precisa estar morno, numa temperatura de aproximadamente 40°C. Basta aquecer o leite (pode ferver).

Retire o pote de iogurte natural da geladeira e deixe em temperatura ambiente - não pode estar gelado na hora de misturar com o leite. 

Adicione  o pote de iogurte no leite morno e mexa bem. Coloque essa mistura num pote fechado (uso uma panela cerâmica com tampa), enrole em um toalha limpa e deixe descansando por 12h dentro de um local abafado. Pode ser forno ou micro-ondas (desligado) e depois de 12h coloque para gelar.

Agora você poderá produzir iogurte em casa, porque é simples demais :)

3 comentários:

  1. Sí, qué fácil. A ver si me atrevo a intentarlo.

    ResponderExcluir
  2. Amei sua receita e achei tão prática
    ...obrigada por postar. Amo suas postagens...assim como você. ..amo saber viver...aproveitar bem os momentos...pois a vida é curta e uma eterna aprendizagem...amo o belo a arte...bichos plantas...Boa música...decoração...bom astral e energias boas...bjos. esperando sua próxima postagem...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.