Casa Com Decoração- Blog de Decoração: O QUE É AROMATERAPIA? E PARA QUE SERVE?

O QUE É AROMATERAPIA? E PARA QUE SERVE?



Gente, são quase 1 ano e meio estudando Aromaterapia, com os melhores professores. E o que mais assusta é "desinfluenciador" dando dicas sobre aromaterapia, sem uma formação básica, no mínimo.

Estarrecedor ver texto sobre uso de aromas sintéticos, associados com benefícios da aromaterapia. Por isso decidi escrever o post de hoje.

Depois de muito tempo acompanhando o aumento do hormônio Prolactina da minha filha, com endocrinologista, recorri à Aromaterapia para descobrir uma solução. Já nos primeiros meses com o uso do perfume pessoal, através da psicoaromaterapia Sistema dos 13 Aromas, a Prolactina voltou ao normal!

Esse é um dos poderes notáveis dos aromas quando bem escolhidos e aplicados corretamente.

Se você tem interesse em aprofundar conhecimentos sobre Aromaterapia, indico duas escolas aqui em São Paulo, que oferecem cursos online: Aromaflora e Rosa de Luz.

"Aromaterapia pode ser nova para você; na verdade, porém, é tão antiga, quanto as pirâmides do Egito".

"A mera aplicação de óleos essenciais ao corpo, sem uma compreensão real dos problemas, causas e efeitos subjascentes, não constitui uma forma de terapia.  

Livro: AROMATERAPIA PARA TODOS- Robert Tisserand

Mas fuja de informações infundadas que circulam pela internet e as receitas prontas. Como diz a aromaterapeuta Carla Vescovi : "Aromaterapia é para quem? E não, Aromaterapia é para quê?"

Saiba que há diferença entre aromas à base de óleos essenciais, que têm efeito terapêutico, e os sintéticos, que apenas perfumam a casa e despertam sensações. 

Ilusão pensar que Aromaterapia se resume em "cheirinho bom" e que fazendo aromatizador caseiro com essência artificial, você conseguirá efeitos terapêuticos. O uso de óleos essenciais envolve interação medicamentosa e contraindicações. 

"ÓLEOS ESSENCIAIS X ESSÊNCIAS – diferenças e valor de mercado

 
Essência NÃO É Óleo Essencial !!!

Apesar de dispersarem aromas, um nada tem haver com o outro. Essência é uma substância industrializada, quimicamente elaborada com a finalidade de obter um aroma idêntico ao natural com baixo custo. Portanto, a essência, NÃO POSSUI as propriedades terapêuticas e muito menos a riqueza de substâncias ativas que um óleo essencial tem por natureza.
 
OBS: O uso de essências (sintéticas) é erroneamente denominado de Aromaterapia, termo indevidamente utilizado pelo comércio.
 
POR QUE OS ÓLEOS ESSENCIAIS SÃO MAIS CAROS QUE AS ESSÊNCIAS COMUMENTE COMERCIALIZADAS?
 
Óleos Essenciais são substâncias naturais altamente concentradas que requerem todo um processo controlado, para serem produzidos e comercializados corretamente devem vir de fontes renováveis, desde a sua plantação, a colheita e a extração. Incluem ainda, fatores climáticos e externos como a escassez de matérias primas, tipo de armazenamento, de embalagem, de transporte, etc., para preservação da sua qualidade.
 
A demanda por esses ativos naturais por outros países é muito grande, devida a sua larga utilização pelas indústrias, em suas formulações cosméticas, de perfumarias, farmacêuticas, de higiene e alimentícia.
A variação no valor de cada óleo essencial se estabelece, principalmente, pela quantidade da substância produzida por cada planta. Por exemplo, para extração de 1 litro de óleo essencial de:
 
• Eucalipto globulus são necessários em torno de 60 kg da planta;
• Rosa de 4.000 a 5.000 kg para o mesmo 1 litro.
 
 No caso das essências, elas são formuladas dentro da indústria com diversos insumos, geralmente de custo bastante reduzido, até chegarem ao cheiro que desejam. Depois é só fabricar padronizado a quantidade pretendida. 

Você pensa num cheiro, e a indústria química fabrica os aromas e essências artificiais: cheiro de carne assada, de carro novo, de pão quentinho, bacon, rosas, presunto, queijo, de plantas, flores e frutos.
 
As essências encontradas facilmente no mercado, não é comum observar variação no valor dos aromas porque não depende dos processos naturais acima citados, pois apenas algumas essências são produzidas a partir de moléculas das plantas, porém, com a adição de substâncias que as sintetizam, as tornam artificiais, sem nenhuma propriedade terapêutica." Texto via BioEssência- Óleos Essenciais.

IMPORTANTE: as indicações e formas de uso sugeridas no Casa Com Decoração são orientações de uso geral de óleos essenciais e demais assuntos relacionados à aromaterapia. Tais sugestões de uso não substituem uma consulta com um médico e/ou especialista. Verifique sempre as contraindicações dos óleos essenciais e em caso de dúvidas, consulte um aromaterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.