Casa Com Decoração- Blog de Decoração: 5 Dicas de limpeza- 5 objetos do cotidiano mais sujos da casa

5 Dicas de limpeza- 5 objetos do cotidiano mais sujos da casa



Você achou que o vaso sanitário era o lugar menos higiênico da sua casa? Descubra a nossa lista dos objetos mais sujos da sua vida diária!


5 Dicas de limpeza- 5 objetos do cotidiano mais sujos da casa


1. A esponja de cozinha

É sem dúvida o objeto mais sujo da nossa cozinha ! De acordo com um estudo realizado por microbiologistas  e publicado na revista Scientific Reports (julho de 2017), cada centímetro cúbico de uma esponja contém quase 118 bactérias de 73 famílias diferentes. Para evitar a multiplicação de germes, é aconselhável torcer bem a esponja após cada uso. Portanto, deixe a pia seca e coloque esponja para secar, não deixando acumular água. Convém colocar em água fervente por 10 minutos, ou lavá-la duas vezes por semana, colocando-a no cesto de talheres da sua máquina de lavar louça. E não esqueça de renovar as esponjas regularmente.

2. A escova de dentes

Nossa escova de dentes também é um verdadeira cultura de bactérias. Para limitar o crescimento delas, lave a escova após cada uso. Embora possa ser limpo com bicarbonato de sódio, é melhor trocá-la regularmente. Ideal é uma vez a cada dois meses, mesmo com as cerdas gastas ou não.

3. O celular

Estamos constantemente segurando nosso smartphone em nossas mãos, mas, como aconteve com os controles remotos ou teclado de computador, não pensamos em higienizá-los com frequência. Muitas bactérias estão presas na tela mas também na capa protetora. Para removê-los, você pode usar um pano com produto desinfetante.

4. Os travesseiros

Germes, bactérias ou até ácaros podem invadir sua roupa de cama se não for limpa regularmente . E os travesseiros são os primeiros envolvidos. Para impedir que eles se transformem em ninhos de bactérias, é recomendável lavá-los a cada três meses. Se eles são feitos de material sintético, você pode lavá-los à máquina a 40 °C ou 60 °C.



5. A tábua de cortar

Sobre os usos e apesar das lavagens, as frestas das tábuas de corte se enchem de alimentos de todos os tipos. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona, elas são duas vezes mais bactérias fecais que um vaso sanitário! Eca!

O ideal é usar tábuas de corte de madeira. Mas também é recomendável ter várias tábuas, destinadas aos diferentes tipos de ingredientes para cozinhar. Melhor: uma tábua para carne, uma para peixe e outra para legumes. A melhor maneira de evitar a contaminação cruzada.

Como limpar sua tábua de corte: não é recomendável colocar na máquina de lavar louça. O melhor é esfregar com uma mistura de produto de limpeza e bactericida.

- Sal e limão: despeje no tábua uma colher de chá de sal fino ou sal grosso, corte meio limão e esfregue sobre a peça. Mesmo com pressa, ele fará o truque muito bem. E esfregue toda a superfície  com esta mistura. Lave e deixe secar.

- Vinagre branco e bicarbonato: despeje uma colher de chá de bicarbonato de sódio no tábua. Molhe a esponja com vinagre branco e esfregue a mistura no quadro. Enxágüe com água corrente e seque bem.

- Cuidado com alvejante: a água sanitária não se destina ao uso alimentar. Não tem nada a ver na cozinha, não pode ser usado para lavar a geladeira (além disso, não lava, mas esteriliza) e muito menos uma tábua de cortar. A melhor coisa é fazer sem o alvejante. Para desinfetar, o vinagre branco é mais que suficiente.

E por fim, para manter sua tábua de madeira: despeje algumas gotas de azeite e deixe penetrar na superfície, usando as pontas dos dedos. Deixe agir e remova o excesso com uma toalha de papel. A tábua de corte ficará nova :)


Quem diria que dicas tão simples facilitariam tanto a vida doméstica, não é? Bom final de semana!



Fonte de Pesquisa: Femme Actuelle

Um comentário:

  1. Sí sabía lo sucias que pueden ser algunas cosas que usamos todos los días. Y creemos que están limpias...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!
Quando você deixa um comentário registrado, ficou ainda mais feliz.

Volte sempre que puder!


Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, a autora deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de
privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links.