Nas últimas semanas, quem me acompanhou pelo Instagram (@regianeivanski), viu que eu e minha família estávamos em viagem fora do Brasil.
Viajar a trabalho ou turismo mexe com a rotina, em vários sentidos, e isso exige constante planejamento. Como contei aqui e aqui, os cuidados com a saúde devem estar na lista de prioridades de todos que viajam, para que doenças sejam evitadas.
Estamos de volta à São Paulo, com a saúde totalmente preservada, depois de dias maravilhosos de férias!
Depois do alerta de emergência internacional em saúde pública, devemos ter os cuidados redobrados, como acontece atualmente em relação ao novo coronavírus, que já afeta 25 países, incluindo a China.
Para isso, o Ministério da Saúde, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), elaborou algumas recomendações aos viajantes para reduzir a transmissão e a exposição da doença.
O Brasil está monitorado (Coronavírus Brasil- primeiro caso confirmado em São Paulo, no dia 26 de fevereiro 2020) e portanto, não existe por enquanto, restrição ou recomendações especiais para viagens em território nacional.
Caso o destino da viagem seja o exterior, além de evitar viagens à China, é preciso verificar junto à embaixada ou sites oficiais do país de destino quais as medidas recomendadas pelas autoridades de saúde locais.
No geral, o Ministério da Saúde orienta adotar medidas de precaução padrão seguintes:
1- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente antes de ingerir alimentos, após utilizar transportes públicos, visitar locais com grande fluxo de pessoas como mercados, shopping, cinemas, teatros, aeroportos e rodoviárias.
Proteger a boca e o nariz com um lenço de papel (descarte logo após o uso) ou com o braço (e não as mãos) ao tossir ou espirrar.
Outras dúvidas sobre o Coronavírus acesse o site: www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus
Hay que seguir las recomendaciones para evitar este mal y todos los demás. Ojalá que este virus ya empiece a retroceder.
ResponderExcluir